Prefeitura de Piracaia promove Dia “D” de vacinação contra a gripe e o sarampo

A Prefeitura de Piracaia, por meio do Departamento de Saúde, promove no próximo sábado, dia 30 de abril, o Dia D da vacinação contra a gripe e o sarampo. A ação ocorrerá das 8h30 às 13h, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros do Pião e Batatuba, e Posto de Saúde, no Centro. Nesta etapa poderão ser vacinadas crianças a partir de 6 meses até menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias) e para também profissionais da saúde.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.
Já o sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade.

As campanhas promovidas pela administração, tem como principal objetivo aumentar a cobertura vacinal, proteção da população, diminuir o risco de transmissão, internações, complicações e óbitos pela doença.

O Departamento de Saúde também reforça, que a campanha contra sarampo também será realizada de forma indiscriminada, ou seja, todas as crianças de 6 meses a menor de 5 anos receberão 1ª dose de campanha, mesmo a carteirinha de vacinação estando em dia. Portando a criança irá receber a 1ª dose da vacina contra o Sarampo e 1ª dose da vacina contra gripe. Mas atenção! No ato da vacinação, é de extrema importância o responsável trazer um documento e a carteirinha de vacinação da criança.