Entrega do Plano de Trabalho para o Programa de Proteção e Conservação de Mananciais do Sistema Cantareira.

Na manhã de hoje (18), a Prefeitura de Piracaia, por meio dos Departamentos de Meio Ambiente e de Agricultura e Abastecimento, juntamente com a The Nature Conservancy Brasil – TNC, entregou para os representantes da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo (SIMA-SP), o Plano de Trabalho para a Seleção de Propostas de Prefeituras Municipais interessadas em participar do programa de proteção e conservação de mananciais do Sistema Cantareira. Trata-se de projeto piloto que poderá ser replicado em outros municípios do Estado de SP.

A ação ocorreu no Salão Azul do Paço Municipal, e contou com a presença de vários líderes do setor do Meio Ambiente, assim como, o prefeito Dr. José Silvino Cintra, o vice-prefeito Rogério Nascimento, e os diretores dos Departamentos de Agricultura e Abastecimento, Rodrigo Garcia e de Meio Ambiente Stela Sorgon.

O Plano de Trabalho viabilizará a assinatura de convênio entre Estado e municípios, para o repasse de até R$ 5 milhões para o desenvolvimento de atividades visando à recuperação de áreas importantes para a produção de água. Restauração ecológica, conservação de florestas, projetos de PSA-Pagamento por Serviços Ambientais, implementação de equipamentos para o saneamento rural em propriedades rurais, entre outras, são algumas das atividades que poderão ser financiadas com tais recursos, nos próximos dois anos, no território do Sistema Cantareira.

Logo após a cerimônia de entrega do Plano de Trabalho todos os presentes seguiram para a área rural para conferir as ações já executadas em uma das propriedades participantes do Programa Produtor de Águas, um Projeto Modelo que está sendo desenvolvido em Piracaia, que poderá ser replicado em outros municípios do Estado de São Paulo. O principal objetivo é alcançar a melhoria da quantidade e qualidade de água produzida na região. Também foi realizado um plantio de mudas de espécies nativas às margens do curso d’água existente na propriedade.

O Prefeito também recebeu uma Moção de Reconhecimento pelas relevantes Políticas Públicas na defesa do Meio Ambiente, pois o trabalho que está sendo realizado em Piracaia vai favorecer cerca de 7 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo.

“Nossa cidade deu um gigantesco passo para novas ações que visam à melhora do nosso meio ambiente. Sabemos que a partir de agora, poderemos ampliar nosso método de trabalho, beneficiando milhões de pessoas, além de trazer um ganho de grande valor para nossa biodiversidade”, ressalta o prefeito Dr. José Silvino Cintra